As portas, as bocas, os cavalos da carruagem de Arjuna, assim foram descritos os órgãos dos sentidos e suas funções nas diversas escolas filosóficas e religiões que estudam a natureza humana no vale do Indo e Ganges. Ora são eles, os sentidos, que conferem ao homem a sua natureza humana e, na ânsia de saciar suas necessidades os homens formaram e transformaram a superfície da Terra e as comunidades que nela habitam.

 

A ferramenta dos sentidos são extremamente importantes pois é através delas que experimentamos o mundo material e suas peculiaridades porém, é fácil se encantar com as sensações produzidas por elas. Prazer e dor, doce e amargo, quente e frio, a dualidade acrescenta à percepção humana uma necessidade de investigação e isso enreda a pessoa numa busca sem fim, numa experimentação sem fim, num circulo vicioso como dito no capítulo 15, verso 9 da Bhagavad Gita:”Vinculada pela visão e audição, pelo olfato, gosto e tato, e ainda pelo intelecto, colhe a alma experiências no mundo das percepções objetivas e, por vezes, a ele sucumbe”.

 

A orientação de Patañjali com relação a Brahmacarya se dá no sentido de que a energia que flui no corpo flui para dentro ou flui para fora. Para dentro ela concentra e flui para o intangível, para fora ela dispersa e proporciona a movimentação do estado mental no sentido de processar as informações e construí-las de maneira lógica, gerando um entendimento do ambiente externo. Ora, isso é pouco interessante para uma prática meditativa.

 

Toda experimentação da realidade material ativa o fluxo mental, portanto, a moderação dos sentidos visa manter o yogue em equilíbrio com relação a estes.

 

Anúncios

Sobre Léo Nascimento

um caminhante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s